paralisia cerebral
Paralisia Cerebral
1 de fevereiro de 2018

Meu filho tem o "PÉ CHATO". Isso é normal?


Antigamente, acreditava-se que estes pés eram todos doentes e deveriam ser tratados, com palmilhas ou órteses. Atualmente, acreditamos que alguns destes pés, ou melhor, a maioria deles, fazem parte de um espectro de normalidade. Ou seja, muitos destes pés são apenas uma característica da criança, e não uma doença. Desta maneira, muitos não precisarão de qualquer tratamento específico, apenas de orientações e acompanhamento.

Mas como diferenciar um pé plano doente de um pé plano saudável? Somente um ortopedista pode avaliar e diferenciar um do outro. Geralmente, os pés planos saudáveis são pés que não doem, que não prejudicam a criança em suas atividades e são flexíveis. Já os pés que fogem destas características, ou seja, são rígidos, dolorosos e não funcionais, têm mais chance de necessitar de tratamento.

De qualquer forma, é importante que estas crianças sejam avaliadas por um Ortopedista Pediátrico. Desta forma, evitam-se tratamentos desnecessários para pés “normais” e consegue-se diagnosticar os pés que realmente necessitam de alguma intervenção. Imagens abaixo - (Exemplos de Pés Planos Valgos):

Dúvidas sobre o assunto? Entre em contato conosco ou agende uma consulta.
Dr. Luiz de Angeli
Ortopedista Infantil