pé plano
Meu filho tem o “pé chato”. Isso é normal?
27 de janeiro de 2018
pe torto congenito
Pé Torto Congênito
2 de fevereiro de 2018

Paralisia Cerebral


Os pacientes que possuem o diagnóstico de paralisia cerebral geralmente desenvolvem contraturas musculares nos membros, que podem causar deformidades ósseas e deformidades na coluna. Quanto mais grave for o acometimento neurológico do paciente, mais importantes as deformidades tendem a ser.

Estas crianças necessitam de um tratamento multidisciplinar. Além do Ortopedista Infantil, é ideal que o paciente seja acompanhado por outras especialidades médicas e da área da saúde como terapeutas ocupacionais, fisioterapeutas, psicólogos; entre outros. O paciente que passa por cuidados de Fisioterapia e outras terapias tende a desenvolver menos deformidades com o passar do tempo, minimizando a necessidade de serem submetidos a cirurgias.

Contudo, por melhores que sejam os cuidados prestados ao paciente, muitos deles acabam desenvolvendo contraturas musculares e deformidades ósseas que necessitam de correção cirúrgica. O objetivo destes procedimentos são:
• Melhorar a função
• Melhorar a dor
• Facilitar os cuidados do paciente pelos pais e familiares

As técnicas utilizadas para atuar nas contraturas musculares envolvem os alongamentos musculares ou tendinosos, as transferências músculo-tendíneas e as tenotomias. Estas técnicas quando bem utilizadas tendem a balancear os pacientes, a fim de prover melhor função, melhor adaptação a cadeiras e órteses e, consequentemente, melhora da dor.

Em alguns casos, principalmente nos membros inferiores, são necessárias cirurgias ósseas para corrigir deformidades. A estas técnicas chamamos de Osteotomias. Elas são utilizadas para melhorar angulações e rotações dos quadris, joelhos e pés, quando bem indicadas.

Salientamos mais uma vez que as condutas devem ser decididas pelo Especialista em Ortopedia Infantil em conjunto com a família e são individualizadas para cada paciente. A partir do exame físico e dos exames complementares, cada paciente terá seu plano terapêutico traçado da melhor maneira para que ele seja o mais funcional e o mais adaptado possível às suas condições.

Dúvidas sobre o assunto? Entre em contato conosco ou agende uma consulta.
Dr. Luiz de Angeli
Ortopedista Infantil