pe torto congenito
Pé Torto Congênito
2 de fevereiro de 2018
capa_pernas-121
Pés para dentro
16 de fevereiro de 2018

"Pernas tortas": qual é o limite da normalidade?


Uma das condições que mais preocupam os pais é o alinhamento dos membros inferiores, ou das “Perninhas”, durante a infância.

Durante o crescimento, é natural que as crianças tenham os membros um pouco “desalinhados”, e isso faz parte da evolução natural do ser humano. Geralmente, até os 2 anos de idade as perninhas tendem a ser mais arqueadas, ou seja, o joelhos tendem a ficar mais afastados um do outro. Os pais costumam se referir a esta condição como “Perninhas em Alicate”. Em termos médicos, a denominação utilizada é genu varo.

Após os 2 anos de idade, e até por volta dos 7 anos, o alinhamento natural se inverte, e as crianças tendem a ter os joelhos mais próximos um do outro. Os pais costumam denominar isto de “Perninhas ou Joelhos em X”. Em termos médicos, a denominação correta é genu valgo.

É importante ressaltar que estas variações, quando fazem parte do desenvolvimento natural, são sutis, simétricas (semelhante dos dois lados) e costumam não causar dor e nem atrapalhar as crianças em suas atividades.

Caso os pais tenham dúvidas em relação à normalidade do quadro, vale a pena consultar um Ortopedista Infantil para avaliação. Geralmente, estes casos têm diferença entre uma perna e a outra, ou a deformidade é muito grande e causa dor e dificuldade nas atividades diárias da criança.

Algumas doenças como o Raquitismo e a Tíbia Vara de Blount são responsáveis por causar desalinhamentos patológicos dos membros inferiores, e merecem tratamento.

Criança com genu varo patológico.
Criança com genu varo patológico.

Dúvidas sobre o assunto? Entre em contato conosco ou agende uma consulta.
Dr. Luiz de Angeli
Ortopedista Infantil