pernas tortas
Pernas tortas: qual é o limite da normalidade?
3 de fevereiro de 2018
doença de legg cauve
Doença de Legg-Calvé-Perthes
21 de maio de 2018

Pés para dentro


Uma das queixas mais comuns que aparecem no consultório são os “pés para dentro”. Muitos pais perguntam se é normal o fato do filho ou filha andar apontando os “dedões” para o centro do corpo.

A boa notícia é que na grande maioria das vezes isso faz parte da normalidade. A essa questão damos o nome em inglês de “Intoeing” (que vem de In – para dentro – e Toe – dedos). Apesar de o mais perceptível serem os pés estarem em posição anormal, a principal causa dessa característica é a rotação aumentada dos Quadris para frente.

Mas como uma questão rotacional dos quadris faz os pés girarem para dentro?

Algumas crianças possuem uma anteversão do colo do fêmur aumentada. Isso faz com que elas se sintam mais confortáveis mantendo os quadris rodados para dentro. Isso faz com que várias delas inclusive sentem em “W”, aquela postura comum quando as crianças sentam em cima dos joelhos.

Na grande maioria das vezes esse aumento da anteversão do colo do fêmur se resolve até a puberdade, e não é necessário fazer nenhum tipo de intervenção, como utilizar órteses, botas, palmilhas ou realizar cirurgias. É importante fazer uma avaliação com o Ortopedista Infantil para que a família seja orientada e a causa dos “pés para dentro” seja elucidada.

Causas diferentes, que merecem tratamento e também se manifestam como “pés para dentro” são o Metatarso Aduto, Deformidades Rotacionais da Tíbia e o Hálux Varo.

Procure um Ortopedista Pediátrico para orientação caso seu filho apresente esta alteração.



Postura dos “pés para dentro”: um grande motivo de visita ao ortopedista pediátrico.


Sentar em “W”: as crianças que sentam em “W” geralmente tem a anteversão do colo femoral aumentada. Na grande maioria das vezes, não são necessárias intervenções nestas crianças.


Dúvidas sobre o assunto? Entre em contato conosco ou agende uma consulta.
Dr. Luiz de Angeli
Ortopedista Infantil